INSCRIÇÕES

27 DE JULHO DE 2022

HORÁRIO E TURNO

8H ÁS 18H

DURAÇÃO

10H 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

A disciplina visa trabalhar de forma mais detalhada e didática da Anatomia Topográfica das regiões da Cabeça e Pescoço, criando um olhar anatômico para identificar variações anatômicas, bem como evitar INTERCORRÊCIAS e COMPLICAÇÕES durante a realização dos procedimentos de HARMOMIZAÇÃO OROFACIAL.

 

Adquirir conhecimentos fundamentais relativos à Anatomia da Cabeça e Pescoço, regiões estas que são trabalhadas rapidamente na Anatomia Geral, considerando-se a complexidade do corpo humano para ser trabalhado em apenas 20 horas. Além disso, espera-se que, através do contato com o cadáver, os alunos apreendam o conceito de finitude da vida e valorizem o gesto de doação daqueles que, em vida, reconheceram a importância da utilização de corpos humanos para a aprendizagem da anatomia.

 

A palavra intercorrência é derivada de outra palavra: intercurso. Ou seja, é algo que pode acontecer durante o curso daquele determinado procedimento. Assim, podemos dizer que é um efeito ou reação já esperada pelo profissional.

 

As intercorrências, portanto, podem acontecer em qualquer tipo de atuação médica, seja ela mais simples ou complexa. Afinal, são reações comuns do corpo àquela invasão exterior. O profissional deve dominar esses eventos para saber como lidar com eles.

 

Objetivos Específicos:

  • O aluno deverá ao final de cada unidade: Ser capaz de identificar, utilizando a Nômina Anatômica vigente, os órgãos e estruturas estudadas e suas relações com as demais estruturas do corpo humano.
  • Identificar e descrever a morfologia normal das estruturas anatômicas da Cabeça e Pescoço.

 

Ao final do curso espera-se que o aluno:

  • Adquira uma visão geral de laboratório de anatomia humana e sua importância para diferentes áreas da saúde.
  • Conheça os princípios de construção do ser humano e sua estratigrafia.
  • Conheça as estruturas pertencentes aos diferentes sistemas orgânicos, bem como suas inter-relações.

Conteúdo Programático:

Osteologia da cabeça e pescoço/principais acidentes anatômicos.

– Articulação temporomamdibular (ATM).

– Miologia da mímica, mastigação, supra e infra-hióideos.

– Anatomia da Medula espinal.

– Anatomia do Tronco encefálico. – Anatomia do Diencéfalo.

– Anatomia do Telencéfalo.

– Nervos Cranianos. – Vascularização arterial da cabeça e pescoço.

– Drenagem venosa e linfática da cabeça e pescoço.

– Órbita e glândulas salivares.

– Nariz, cavidade nasal e seios paranasais.

– Boca, Faringe e Laringe.

Metodologia: Aulas teóricas expositivas, em sala de aula, com a utilização de recursos de multimídia (projetor multimídia) para toda a turma, ministradas pelo professor responsável pela disciplina. Utilização de recursos de imagens de Atlas virtuais que proporcionam melhor visualização dos órgãos e estruturas. Aulas práticas no laboratório de Anatomia. Nas aulas práticas são utilizadas peças anatômicas previamente dissecadas pelo ANATOMISTA Prof. João Neto, ou até mesmo dissecadas durante a aula para um melhor ensino aprendizagem.

VALOR: R$1.000,00 EM 04x de R$250,00
MATRICULA: 300,00
(VALOR DA MATRICULA É DESCONTADO NO VALOR FINAL)

PROFESSORES E COORDENADORES

Professor João Pantojo Neto

Anatomista