VESTIBULAR CTA

localiza

UNIDADE

CAMPINAS – SP

DATA

30 e 31 de Março de 2023

HORÁRIO E TURNO

9H ÁS 18H

DURAÇÃO

 18 MESES – (PRESENCIAL)

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Objetivo Geral!

O objetivo geral do curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA é: Formar profissionais de nível superior, com conhecimento de Tecnologia em Biomedicina Estética, oferecendo-lhes uma formação básica, experiência prática do exercício profissional no conjunto de técnicas que valorizam a imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA são capacitar o aluno para:

Atuação especializada em diferentes procedimentos e tratamentos preventivos do envelhecimento fisiológico do organismo e disfunções estéticas faciais ou corporais, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico e estético dos pacientes.

O Biomédico Esteticista possui conhecimentos aprofundados sobre a derme e seus anexos, como pelos, unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas, assim como do tecido adiposo e do metabolismo. Esse profissional é habilitado para realizar tratamentos com o uso de métodos invasivos não-cirúrgicos, tais como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores, além de outros procedimentos como laserterapia, luz intensa pulsada e peelings químicos e mecânicos.

Perfil do Egresso

O Curso de Pós em Biomedicina Estética da Faculdade CTA apresenta o seguinte perfil do egresso: Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Deve ser um profissional capacitado a identificar e solucionar problemas na área da estética, com boa capacidade decisória e crítica, autônomo, capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente.

O egresso do curso deverá ter capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, humanas e econômicas e de sua atuação, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas nos vários segmentos do campo de atuação. Será um profissional formado para solucionar problemas em conformidade com o bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade.

O projeto do curso fundamenta-se na busca contínua em estreitar a proximidade teórico-prática com a realidade local. Sendo assim, delinearam-se algumas linhas norteadoras que estejam em consonância com o perfil esperado do egresso para atuar na área de abrangência teórica do curso, oferecendo uma formação que possibilite ao futuro profissional ser dotado de:

  1. a) Visão crítica e criatividade na identificação e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
  2. b) Capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da sua área de atuação;
  3. c) Conhecimento e capacidade para atuar de forma empreendedora, para assumir cargos administrativos e prestar consultorias especializadas;
  4. d) Capacidade de exercer a prática de avaliação e tratamentos de Estética, utilizando diagnósticos e terapias validados cientificamente.

Competências e Habilidades

Considerando o caráter humanista, crítico e reflexivo, competências ético científica, ético-política e social-educativa, o graduado em Estética deverá, através dos conhecimentos adquiridos, estar apto a exercer as seguintes competências e habilidades gerais:

  1. a) Atenção à saúde: dentro de seu âmbito profissional, deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos;
  2. b) Tomada de decisões: ter capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de produtos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas, avaliando, sistematizando e decidindo as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  3. c) Comunicação: ser acessível e manter a confidencialidade das informações a ele confiada, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  4. d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional deve estar apto a assumir posições de liderança, visando sempre o bem estar da comunidade;
  5. e) Administração e gerenciamento: estar apto a tomar iniciativas, gerenciando e administrando a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, capazes de se tornar empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças nas equipes em que atuem;
  6. f) Educação permanente: ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais.

Tal perfil traçado para os egressos revela coerência com o currículo, na medida em que toda a estrutura curricular e as estratégias metodológicas convergem para as competências e habilidades delineadas. A análise das disciplinas curriculares revela preocupação em proporcionar não somente o aprendizado necessário ao gestor, mas dotá-lo, paralelamente, de conhecimentos teórico-práticos específicos na área. Assim, poderá o egresso dar sua contribuição em tratamentos e no planejamento administrativo de uma clínica de Estética. A perspectiva do curso, pois, é formar um profissional que não apenas saiba gerir eficazmente empresas na área da beleza, mas que tenha uma visão panorâmica do setor. Dotado desta visão atualizada e específica, o egresso estará mais apto para gerir negócios na área da beleza.

MODULO 1

Anatomia Facial e corporal

Fisiopatologia Estética Facial e Corporal

Farmacologia e Prescrição em Biomedicina Estética

Gestão e Processos Administrativos- Desenvolvimento do Marketing pessoal e da Clínica de Biomedicina Estética

 

MODULO 2

Mesoterapia e Skinbooster

Recursos Eletroterápicos na Biomedicina Estética

Tricologia Biomédica.

Cosmiatria e Dermocosméticos prescrição e aplicação (Peelings em Biomedicina Estética e outros procedimentos)

 

MODULO 3

Tratamentos no Pré e Pós-cirurgicas Plástica Estética e Reparadora

Disfunções Estéticas e Técnicas de Avaliação em Estética Facial e Corporal

Carboxiterapia para Procedimentos Estéticos

Laser e outras tecnologias (Luz Intensa Pulsada, LED, Radiofrequência, infravermelho)

 

MODULO 4

Microagulhamento

Fios de Hidratação (PDO) Aplicados a Estética Facial

Procedimento Estético Injetável para Microvasos (PEIM)

Toxina Botulínica Aplicada a Biomedicina Estética

Técnicas de Preenchimento Estético facial

Intercorrências e Primeiros socorros na Biomedicina Estética

Coordenador

Prof. Dr. Tangará Mutran

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- S.P.(2011), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Mestrado em Odontologia (Fisiologia e Biofísica do Sist. Estomatognático) [Piracicaba] pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID para os cursos de Medicina e Biomedicina(2006-2020), Diretor do Instituto Paulista de Biomedicina- IPB, Coordenador do curso de Pós-Graduação e Hematologia Clínica Laboratorial da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID(2008-2020), professor titular de Pós Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UFTPR- PR(2004- até a presente data), professor titular de Pós Graduação da Universidade Comunitária de Chapecó UNOCHAPECÓ-SC (2005- até a presente data), Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi até 2016, Atualmente é Diretor da Saúde da Faculdade Innovare, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, Professor Curso de Medicina, Coordenador dos Cursos de Biomedicina e de Estética da Faculdade CTA. Tem experiência na área de Ensino e Docência utilizando metodologias ativas de ensino PBL, TBL, Problematização e na área clínica experiência em Microbiologia, com ênfase em Fungos e na área de Hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coagulação, hemoglobinopatias e anemias hemolíticas.

 

Coordenadora

Dra. Thaís Serdan
Biomédica graduada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduação na faculdade IBECO em Biomedicina Estética. Extensão clínica e prática em Harmonização Facial nas técnicas de Toxina Botulínica e Preenchimento.
Proprietária da clínica Thaís Serdan micropigmentação & estética avançada.
Coordenadora e docente no curso de pós graduação de biomedicina estética da Faculdade CTA.

JORGE LUIZ FREIRE PINTO

-Graduado em Farmácia – Faculdades Oswaldo Cruz (2003).

-Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Clínica Médica – Distúrbios do Crescimento Celular Hemodinâmicos e Hemostasia).

-Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, onde atua como facilitador e professor de práticas funcionais.

-Professor da Universidade Paulista (UNIP) onde é coordenador auxiliar do curso de farmácia do campus Tatuapé, onde ministra as disciplinas de Bioquímica Clínica e outras disciplinas associadas ao laboratório clínico no qual foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa na condição de membro representante do curso de Farmácia.

-Foi professor de Imunologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica Oswaldo Cruz de 2014-2016.

-Atuou como Farmacêutico na Faculdade de Medicina do ABC, atuando na manipulação de quimioterápicos, farmacovigilância e gerenciamento de medicações.

-Foi professor dos cursos de Análises Clínicas e Hematologia Instituto de Pesquisa e Ensino em Hematologia de São Paulo e do curso de Especialização em Análises Clínicas da Sociedade Brasileira de Microbiologia.

-Lecionou como professor convidado nos programas Latu-sensu da FAMERP, e das Faculdades Oswaldo Cruz no curso de especialização em Análises Clínicas e Citologia clínica neste último atuando como coordenador.

-Foi professor na Faculdade das Américas, onde atuou como responsável pelas práticas funcionais do curso de medicina e pela coordenação da quarta etapa do mesmo curso e ainda como facilitador no curriculum PBL.

-Tem experiência nas áreas de Metodologias Ativas, praticas integrativas, Hematologia, Bioquímica Clínica, com ênfase em Biologia Molecular.

CELIMARA VALENTE GAMBA DE LIMA

-Graduada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1988) – CREF nº 068-G/SP.

-Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1995).

-Prof.ª Ms. de Anatomia (morfofuncional) para a Medicina e Escola da Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e para os cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia da Universidade Metodista de São Paulo(UMESP).

-Tem experiência profissional de 30 anos na docência (nível superior) de conteúdos ligados ao conhecimento morfofuncional humano, das áreas de Morfologia Humana (Área de Anatomia) e Fisiologia Humana. Na área de Educação Física, ênfase em Fisiologia do Esforço, Ginástica Laboral e Exercícios para grupos especiais e qualidade de vida.

-É Supervisora de Tutoria na USCS-Virtual e professora de disciplinas semipresenciais na UMESP.

-Proprietária do canal Feed Rato da Anato – Prof. Celimara Gamba Lima no YouTube para compartilhamento de conhecimentos e videoaulas na área de Anatomia e da página do Facebook: Anatomia com Prof. Celimara.

Cláudia Antacle Trombeli

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz de São Paulo –
1997;
• Pós- Graduada pela Faculdade Ibeco em Farmácia Estética- 2017;
• Residência em Técnicas Avançadas Harmonização Orofacial pela Próspere Institute,
SP 2019;
• Certificação pela Medbeauty como SPEAKER I-THREAD;
• Certificação em Fios Faciais de PDO, Silhouette Absorvíveis em consultorias
exclusivas
• Certificação em Toxina Botulinica, Preenchedores, Bioestimuladores em
consultorias exclusivas
• Certificação no Treinamento em Cadaver Fresh Frozen pelo ITC Brasil em Balneário
Camburiú-SC, médico Dr. Danny Cesar.
• Certificação em Anestesiologia curso livre ministrado por odontontólogos
• Proprietária do Instituto Antacle Trombeli- Aesthetics & Trainings– SP;
• Experiência de 20 anos na área da Saúde e Estética, setor magistral e médico
cirurgião plástico pelo Instituto durante 4 anos com a prática em injetáveis;
• Docente Titular em Fios Absorvíveis pela Faculdade Ibeco em São Paulo;
• Docente em Toxina Botulínica, Preenchedores, Intradermoterapia pela Faculdade
Ibeco SP
• Ministrante do Global Face Training pelo ITC Brasil em Balneário Camburiú- SC
Cláudia Antacle Trombeli
Farmacêutica Esteta CRF 22364
• Ministrante e Coordenadora Científica do Treinamento Global Face Training em
cadáver fresh frozen pelo Centro de Anatomia em São Paulo
• Professora Pós- graduação pela Faculdade CTA em São Paulo para Biomedicina em
Bioestimuladores Faciais e corporais
• Participação como Palestrante em Congressos de Harmonização Orofacial
• Atualizações Científicas pelo IMCAS online

Patricia Regina Pereira Camacam

-Estetica e Cosmetologia

-MBA em Marketing

-Biomedicina Patologia clínica e Esteta

-Área de estudo: Estetica e Cosmetologia, Biomedicina especialista em PATOLOGIA E ESTETA

-Coach em vendas e protocolos Vencedora do prêmio Cosmetologia estética Corporal pela Universidade Anhembi Morumbi

 

Elaine Aparecida Del Valle Pacci

-Formação sólida em Estética e Cosmetologia & Especialista em Estética e Cosmetologia Avançada com Bacharel em Biomedicina pela Universidade Anhembi Morumbi, com Habilitação em Analises Clinicas e Biomedicina Estética;

-Graduada em Estética e Cosmetologia com Especialização em Estética e Cosmetologia Avançada – UAM

-Docente de Cursos de Pós Graduação pela ESB e ESP, Faculdade Estética FMU e Cursos Técnicos SENAC SP

-Consultora na criação de cursos Livres pelo SENAC SP e Multiplicadora de Proposta Pedagógica SENAC SP

-Atualização em curso de Harmonização Facial no Instituto MARC – Miami, Vice Presidente Congresso Internacional Estética Beauty Fair 2018

-Revisora de artigos da Revista Brasileira de Estética, Organizadora de Simpósios, Feiras e Jornadas de Estética – FMU e SENAC, Personal Life Coaching -SBC.

-Experiência em docência 13 anos

-Atualização em cursos de Harmonização Facial, anatomia em cadáver. EUA Harvard /2019.

-Professora assistente no Instituto Famma, Harmonização Facial. RT de Clinica de Estética Facial e Corporal

Valor – 18x de R$990,00 ou R$ 17.820 à vista 

(R$ 250,00 de taxa de matrícula, pago no momento da compra do curso, restante do valor a ser pago com o setor comercial ou no dia do curso).