INSCRIÇÕES

23 e 24 de outubro

HORÁRIO E TURNO

a definir

CARGA HORÁRIA

A360 horas – 12 meses (Periodicidade: Mensal)

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

O curso de especialização em Direito Médico busca fornecer ao profissional do Direito, da Gestão em Saúde e ao Administrador Hospitalar conhecimentos atualizados e com embasamento científico que possa desenvolver suas funções cotidianas, assessorando e indicando as melhores possibilidades preventivas e contenciosas em âmbito administrativo, cível e criminal. O curso também é indicado para profissionais médicos, odontólogos, coordenadores e demais gestores da área da saúde.

O conhecimento sobre elementos de formação contenciosa e preventiva em relação ao Direito Médico serão trabalhados no presente curso de especialização. O elenco de disciplinas foi selecionado para proporcionar ao aluno o aprimoramento nos conhecimentos de Medicina Legal, Práticas Clínicas, Protocolos Administrativos e Responsabilidade Civil por Erro. Serão realizados estudos sobre morte
biológica, aparente e real, fenômenos cadavéricos, cirurgia plástica, perinecroscopia, datiloscopia, exumações e deontologia médico-legal.
Para a avaliação final do curso cada aluno apresentará seu Trabalho de Conclusão à uma banca de professores que avaliarão o candidato. A versão final do trabalho, com as devidas correções, deverá ser entregue à coordenação do curso em até 15 dias após a apresentação, como requisito obrigatório para a conclusão do curso. Será dada ênfase aos temas que envolvam de Medicina Legal, Práticas Clínicas, Protocolos Administrativos e Responsabilidade Civil por Erro Médico. Dessa forma, este profissional será capaz de realizar ou avaliar de forma competente todos os procedimentos jurídicos e administrativos que envolvem a prática do exercício da Medicina e de outras atividades vinculadas à área da saúde.

O curso será desenvolvido com aulas teórico-expositivas, com foco na abordagem multidisciplinar dos temas propostos. Serão realizadas atividades práticas em laboratório, treinamento em cadáveres, atendimento clínico em pacientes, além de estudos de casos clínicos e discussões sobre a literatura científica atual que suporta as tomadas de decisões clínicas, respeitando os pressupostos e postulados definidos pela Medicina Legal e pelo Direito Médico.

Considerando que o processo de formação e qualificação está diretamente vinculado a maneira como o profissional interage com as diversas demandas sociais, os docentes reconhecem a necessidade de se levar para as salas de aula uma metodologia de ensino alicerçado por modelos interdisciplinares, capazes de aliar teoria à pratica. Para garantir essa inter e multidisciplinaridade o curso receberá profissionais de várias áreas do conhecimento, e será ministrado por professores e especialistas também de vários campos profissionais, dando a oportunidade ao pós-graduando de entender a sociedade de forma geral e não só por meio da especialização na sua área. Essas ações representam uma excelente oportunidade para o profissional vislumbrar o mercado de trabalho e possíveis novas
áreas de atuação. teórica, analise de currículo e/ou entrevista.

Sistemas de Avaliação:
O aluno será avaliado nas disciplinas por meio de participação em discussões, exercícios escritos, provas e seminários, de acordo com o regimento geral.

Controle de frequência:
Frequência mínima exigida de 75%.

Valor a definir

Coordenador – Lincoln Nogueira Marcellos

Marcelo Salles da Silva

Daniela Cristina de Oliveira